ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

  1. ALENCAR, E. M. L. Indivíduos com altas habilidades/superdotação: clarificando conceitos, desfazendo idéias errôneas. In: FLEITH, D. (org.) A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília/DF: Ministério da Educação, 2007, vol. 01, p. 13-24.
  2. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares, Saberes e Práticas da Inclusão. Ministério da Educação, 2004.
  3. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação. Publicada no Diário Oficial da União em 23 de dezembro de 1996 - Seção 1 - Página 27839.
  4. BRASIL. Parecer CNE/CEB 17/2001. Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Publicado no Diário Oficial da união. Aprovado em 03/07/2001.
  5. BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº. 02/2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Publicada no Diário Oficial da União.
  6. CUPERTINO, C. M. B. (ORG.) Um olhar para as altas habilidades: construindo caminhos, São Paulo, FDE, 2008.
  7. FLEITH, D.S. & ALENCAR, E.S. Desenvolvimento de talentos e altas habilidades. São Paulo: Artmed, 2007.
  8. FLEITH. D. S. (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação – 3 vol. Brasília, DF. MEC, 2007.
  9. GUENTER, Z. C. Desenvolver capacidades e talentos: Um conceito de inclusão. Editora Vozes, 2006.
  10. ______________Capacidade e talento: Um programa para a escola. Ed. EPU, 2006.
  11. LANDAU, E. A coragem de ser superdotado. São Paulo: Arte & Ciência, 2ª ed., 2002.
  12. PÉREZ, S. G. Mitos e crenças sobre as pessoas com altas habilidades: alguns aspectos que dificultam o seu atendimento. Santa Maria: Revista do Centro de Educação. nº 22/2003.
  13. RENZULLI, J. S; REIS, S. The Schoolwide Enrichment Model: A How-to guide for educational excellence.Mansfield Center: Creative Learning Press, 1997.
  14. SÃO PAULO. Deliberação CEE Nº. 68/2007. Fixa normas para a educação de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, no sistema estadual de ensino. Publicada em 19/07/2007 no Diário Oficial de São Paulo, Seção I, p. 19-20.
  15. SÃO PAULO. Resolução SE nº. 11/2008, publicada em 31/01/2008, alterada pela Resolução SE nº31/2008 de 24/03/2008. Dispõe sobre a educação escolar de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede estadual de ensino e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado.
  16. VIRGOLIM, A. M. R. Altas Habilidades/Superdotação: Encorajando potenciais. Brasília/DF: Ministério da Educação, 2007.