ALTAS HABILIDADES/
SUPERDOTAÇÃO
 
BOAS PRÁTICAS

Desde o final do século XX, testemunhamos os grandes avanços na área da Educação Especial concretizados por meio de legislações e tratados que serviram de embrião para a "Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva". Tais documentos atualmente norteiam as ações dos agentes públicos e da sociedade civil, no estabelecimento de políticas públicas para o atendimento do público-alvo dessa modalidade de ensino.

Esta perspectiva refere-se a uma visão relacional entre as pessoas e o ambiente onde interagem. Dessa forma, a inclusão se constitui em um movimento dinâmico, o qual procura derrubar as barreiras sociais e ambientais para a melhor interação dessa pessoa com o mundo.

Diante deste contexto, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, pioneira na oferta de atendimento educacional especializado a alunos público-alvo da Educação Especial nas escolas públicas, implementa, desde as primeiras décadas do século XX, ações voltadas à inclusão de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades ou superdotação, preferencialmente em escolas regulares do seu sistema.

Assim, o Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado - CAPE, núcleo vinculado ao Centro de Atendimento Especializado (CAESP), parte integrante da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), imbuído deste espírito, publica as Boas Práticas na Perspectiva da Educação Especial Inclusiva, com o objetivo de divulgar as ações desenvolvidas por professores nas escolas da rede estadual, visando atender ao preceito da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Esperamos com isto, fomentar em outros docentes o desejo de compartilhar suas práticas pedagógicas, com vistas à oferta de uma educação de qualidade para todos os nossos alunos.


Organização
Dra. Adriana Alves
Ma. Carolina Lourenço Reis Quedas Catelli

Comissão Examinadora
Dr. Danilo Damo
Dra. Camila Miccas
Ma. Carolina Lourenço Reis Quedas Catelli
Ma. Glenda Aref Salamah de Mello Araujo

Site - CAPE
Profº Newton Oliveira de Resende

Diretora do CAESP/CAPE
Neusa Souza dos Santos Rocca


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LIBRAS NA FAMÍLIA
Aline Crociari Mauricio, Disleine Denise Pereira Nêris Resende

PRÁTICA PEDAGÓGICA: ÊXITO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM HUMANIZADO
Angela Maria Sanchez

A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Artur Carmello Neto

O DIÁLOGO COMO DESAFIO E IMPORTANTE RECURSO METODOLÓGICO, A FIM DE ESCLARECER O PAPEL DA SALA DE RECURSOS E A DEFINIÇÃO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Lígia Maria de Almeida Lizeo, Stela Cezare do Santos

PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO LÚDICA COMO MEIO EFICAZ NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Maria Madalena Dornelas Borges

ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA ALUNOS COM PERDA AUDITIVA: UM ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE LINGUA PORTUGUESA
Camila Batista dos Santos

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CLASSE HOSPITALAR
Deisi Aparecida Pereira

SOMOS IGUAIS OU DIFERENTES? PROJETO INCLUSÃO - ENSINO FUNDAMENTAL
Edilene Pelissoli Picciano

LIBRAS NA ESCOLA
Fernanda Ribeiro de Arruda, Helena Régio de Castro França

INCLUSÃO: UMA MUDANÇA NO OLHAR DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA MELHOR INCLUSIVA
Fernanda Papa, Silvia A. G. Viégas, Anderson V. Zamor

AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO ALUNO COM BAIXA VISÃO EM SALA DE RECURSOS DE DEFICIÊNCIA VISUAL: ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS
Geisa Veregue, Stela Cezare do Santo

O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Iamara Harami

A PLATAFORMA CURRÍCULO + A FAVOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Jefferson Heleno Tsuchiya

A INTERLOCUÇÃO DO PROFESSOR DA SALA DE RECURSOS COM PROFESSORES DAS SALAS REGULARES: POSSIBILIDADES E IMPLICAÇÕES
Karen Santos Lopes

EM DISCUSSÃO, A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DOENÇAS CRÔNICAS NO ENSINO REGULAR
Léa Chuster Albertoni, Sandra Vicentina Christofolerri Rabaça

EXPERIÊNCIA SENSORIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE
Lilia Aparecida Rocha Ferreira Goreri, Priscilla de Lima Ribeiro Professora ,Jaqueline Maria Sangaletti

RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA A ALUNOS COM DEFICIENCIA AUDITIVA
Patricia de Araujo, Denise Gregory Trentin

ESCOLA: ESPAÇO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA INCLUSIVA
Andréia Aparecida Rodrigues, Vania Lizie da Silva Lima, Vânia Maria Pacheco

ATENDIMENTO PEDAGÓGICO EM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO INFANTO JUVENIL- HCFMUSP
Sheila Quatrocchi Morgado

SOMOS UM TODO, E TODOS SOMOS DIFERENTES - PROJETO VITRAL - PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO REGULAR
Zilda Cristina Alves