ENSINO
DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS
BIBLIOGRAFIA
Maria
Cristina da Cunha Pereira
DERDIC-PUC/SP
ALMEIDA,
E.C. Leitura e surdez – um estudo
com adultos não oralizados.
Rio de Janeiro: Revinter, 2000.
BAKER,
C.; PADDEN, C. Focusing on the nonmanual components
of American Sign Language. In P. Siple (ed.)
Understanding language through sign
language research. New York: Academic
Press, 1978, 27-57.
BALIEIRO,
C. R.; GALLO, S. L. Escrita e surdez: uma
prática discursiva. In A. P. Berberian;
G. A. Massi A. C. (orgs.) Linguagem
escrita – referenciais para a clínica
fonoaudiológica. São
Paulo: Plexus Editora, 2003, 93-109.
BARROS,
D.P. de. A comunicação humana.
In J.L. Fiorin (org.) Introdução
à Lingüística. São
Paulo: Editora Contexto, 2002, 25-53.
BASTOS,
L.K. Coesão e coerência
em narrativas escolares. São
Paulo: Martins Fontes, 1998.
BELLUGI,
U.; VAN-HOEK, K.; LILLO-MARTIN, D.; O’GRADY,
L. The acquisition of syntax and space in
young deaf signers. In D. Bishop & K.
Mogford (eds.) Language Development
in Exceptional Circumstances. Hillsdale,
NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1993, 132-149.
BERBERIAN,
A. P.; MASSI, G. A.; GUARINELLO, A.C. (orgs.)
Linguagem escrita referenciais para
a clínica fonoaudiológica. São
Paulo: Plexus Editora, 2003.
BRASIL.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Ensino de língua portuguesa
para surdos: caminhos para a prática
pedagógica. 2 volumes. Brasília:
Mec/Seesp, 2002.
BRASIL.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL.
Parâmetros Curriculares Nacionais: língua
portuguesa. Brasília: Secretaria
de Educação Fundamental, 1997.
CÁRNIO,
M.S. Conceitos e compreensão
de leitura e escrita no contexto da educação
especial. Tese de doutorado. São
Paulo: USP, 1995.
DE
LEMOS, C.T.G. Sobre a aquisição
da escrita: algumas questões. In R.
Rojo (org.) Alfabetização
e letramento. Campinas, SP: Mercado
de Letras, 1998, 13-31.
_________________ Prefácio. In A. Teberosky
Psicopedagogia da linguagem escrita.
9ª edição. Petrópolis,
R.J.: Editora Vozes, 2001, 7-10.
DIONÍSIO,
A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.)
Gêneros textuais & Ensino.
2ª edição. Rio
de Janeiro: Editora Lucerna, 2002, 19-36.
EMMOREY,
K. Processing a dynamic visual-spatial language:
psycholinguistic studies on American Sign
Language. Journal of Psycholinguistic
Research, vol. 22, nº 2, 1993,
153-187.
_____________
The confluence of space and language in signed
languages. In C. Valli; C. Lucas (orgs.) Linguistics
of American Sign Language - An introduction.
3ª edição. Washington,
D.C.: Gallaudet University Press, 2002, 318-346.
CRUZ,
M. C. Alfabetizando crianças
surdas: análise da proposta de uma
escola especial. Dissertação
de Mestrado. PUCSP, 1992
FERNANDES,
E. Problemas lingüísticos
e cognitivos do surdo. Rio de Janeiro:
Agir, 1990.
______________
Linguagem e Surdez. Porto
Alegre, RS.: ArtMed Editora, 2003.
FERNANDES,
S. Educação bilíngüe
para surdos: identidades, diferenças,
contradições e mistérios.
Tese de doutorado. Universidade Federal do
Paraná, 2003.
FERREIRO,
E. Reflexões sobre alfabetização.
24ª edição. São
Paulo: Cortez Editora, 1995.
FERREIRO,
E..; PALÁCIO, M. G. Os processos
de leitura e escrita. 3ª edição.
Porto Alegre: ArtMed, 1990
FIAD,
R. S.; MAYRINK-SABINSON, M. L. T. A escrita
como trabalho. In: M H Martins (org) Questões
de linguagem. 6ª edição.
São Paulo: Editora Contexto, 2001,
54-63.
FRAGOSO,
A.C.P.F. Relações de
surdos com a leitura e estratégias
utilizadas. Dissertação
de Mestrado. São Paulo: PUCSP, 2000.
FRIÃES,
H.M.S. Compreensão de textos
de adolescentes surdos. Dissertação
de Mestrado. São Paulo: PUCSP, 1999.
FRIÃES,
H.; PEREIRA, M.C.C. Compreensão de
leitura e surdez. In: C. Lacerda e M.C.R.
Goés (orgs.) Surdez –
Processos educativos e subjetividade.
São Paulo: Lovise, 2000, 113-122.
GERALDI,
J. W. (org.) O texto na sala de aula.
3ª edição. São Paulo:
Ática, 2004.
GESUELI,
Z. M. A criança surda e o conhecimento
construído na interlocução
em Língua de sinais. Tese
de doutorado, UNICAMP, 1998.
__________
Língua de Sinais e aquisição
da escrita. In Silva I. R.; Kauchakje, S;
Gesueli, Z. M. (orgs.) Cidadania,
surdez e linguagem – desafios e realidades.
São Paulo: Plexus Editora, 2003, 147-159.
__________
A escrita como fenômeno visual nas práticas
discursivas de alunos surdos. In A. C. B.
Lodi; K. M. P. Harrison; S. R. L. Campos (orgs.)
Leitura e escrita no contexto da diversidade.
Porto Alegre, RS: Editora Mediação,
2004, 39-49.
GIORDANI,
L.F. Encontros e desencontros da língua
escrita na educação de surdos.
In A.C.B. Lodi; K.M.P. Harrison; S.R.L. Campos
(orgs.) Leitura e escrita no contexto
da diversidade. Porto Alegre, RS:
Editora Mediação, 2004, 73-85.
GOÉS,
M.C.R. Linguagem, surdez e educação.
Campinas, S.P.: Autores Associados, 1996.
GONÇALO,
S.F. Perfil da produção
escrita e da trajetória escolar de
alunos surdos de ensino médio.
Dissertação de Mestrado. USP,
2004.
GUARINELLO,
A.C.G. A produção escrita
de sujeitos surdos. Tese de Doutorado.
Universidade Federal do Paraná.
GUSSO,
A.M. Clareando os horizontes: o percurso do
aprendiz da escrita. In A. P. Berberian; G.
A. M.; A. C. Guarinello (orgs.) Linguagem
escrita – referenciais para a clínica
fonoaudiológica. São
Paulo: Plexus Editora, 2002, 161-185.
HOCEBAVAR,
S O; CASTILLA, M E & DUHART, S M. Adquisición
de la lectura y escritura en niños
sordos en una escuela bilingüe. In: C
SKLIAR (org) Atualidade da educação
bilingüe para surdos. Volume
2. Porto Alegre: Mediação, 1999,
83-94.
JAKOBSON,
R. Lingüística e comunicação.
São Paulo: Cultrix, 1969.
KARNOPP,
L.B.; PEREIRA, M.C.C. Concepções
de leitura e de escrita e educação
de surdos. Leitura e escrita no contexto
da diversidade. Porto Alegre, R.S.:
Editora Mediação, 2004, 33-38.
KAUFMAN,
A.M.; RODRIGUEZ, M.H. Escola, leitura
e produção de textos.
Porto Alegre, RS.: ArtMed, 1995.
KLEIMAN,
A. Concepção escolar da leitura.
In: Oficina de leitura – teoria
& prática. 6ª edição.
Campinas, S.P.: Editora Pontes, 1998.
KOCH.
I. V. O texto e a construção
dos sentidos. 5ª edição.
São Paulo: Editora Contexto, 2001.
__________
A inter-ação pela linguagem.
6ª edição. São Paulo:
Editora Contexto, 2001.
_________
Desvendando os segredos do texto.
2ª Edição. São Paulo:
Cortez Editora, 2002.
KRETSCHMER,
R.R. Jr; KRETSCHMER, L. Language in perspective.
In: LUTERMAN, D. (ed.) Deafness in
perspective. California: College
Hill Press, 1986.
LANE,
H.; HOFFMEISTER, R.; BAHAN, B. A journey
into the Deaf-World. California:
DawnSign Press, 1996.
LEBEDEFF,
T.B. Análise do reconto de
histórias escritas e em Língua
de Sinais por pessoas surdas. Tese
de Doutorado. Universidade Federal do Rio
Grande do Sul, 2002
LIMA,
E.F. Reflexão sobre a compreensão
de leitura em adolescentes surdos.
Dissertação de Mestrado. USP,
2003.
LODI,
A. C. B. Leitura e escrita em crianças
surdas: um estudo das estratégias utilizadas
durante o período de aprendizagem.
Dissertação de mestrado. PUCSP,
1996.
________
A leitura como espaço discursivo
de construção de sentidos: oficinas
com surdos. Tese de doutorado. Pontifícia
Universidade Católica de São
Paulo, 2004.
MARCUSCHI,
L A. Da fala para a escrita –
atividades de retextualização.
2ª edição. São Paulo:
Cortez Editora, 2001.
MARCUSCHI,
L.A. Gêneros textuais: definição
e funcionalidade. In: .P.Dionísio;
A.R.Machado; M.A. Bezerra (orgs.) Gêneros
textuais & Ensino. 2ª edição.
Rio de janeiro: Editora Lucerna, 2002, 19-36.
MIDENA,
M.C.M. O surdo e a escrita na clínica
fonoaudiológica – um estudo de
caso. Tese de Doutorado. UNICAMP,
2004.
MOORES,
D. F. Educating the Deaf: Psychology
principles and practices. 4ª
edição. Boston, USA: Houghton
Mifflin Company, 1996.
PAUL,
P.V.; QUIGLEY, S.P. Language and deafness.
2ª edição. San Diego, California:
Singular Publishing Group, Inc., 1994.
PEREIRA,
M.C.C. Interação e construção
do sistema gestual em crianças deficientes
auditivas, filhas de pais ouvintes.
Tese de doutorado. Campinas: UNICAMP, 1989.
______________;
SOUZA, RM. The Importance of Sign
Language for Deaf Students' Literacy. 5th
International Congress of the International
Society of Applied Psycholinguistics.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Porto, Portugal, 1999, 495-497.
______________.
Aquisição de Língua Portuguesa
por Aprendizes Surdos. In: Anais do
Seminário Surdez: Desafios para o próximo
milênio. Rio de Janeiro: INES,
Divisão de Estudos e Pesquisas, 2000,
95-100.
_______________;
NAKASATO, R. A Aquisição de
narrativas em Língua de Sinais Brasileira.
Letras de Hoje, v. 36, nº 3.
Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2001, 355-363.
________________________
Expressão da Referência às
personagens em Relatos de Crianças
através da Língua de Sinais
Brasileira. Anais do VI Congreso Latinoamericano
de Educación bilíngüe-bicultural
para sordos. Santiago do Chile: Universidad
Metropolitana de Ciências de la Educacion.
Publicado em CD, 2001.
_________________
Papel da língua de sinais na aquisição
da escrita por estudantes surdos. In A. C.
B. Lodi; K. M. P. Harrison; S. R. L. de Campos;
O Teske (orgs.) Letramento e minorias.
Porto Alegre, RS: Editora Mediação,
2002, 47-55.
_________________
Construção de narrativas em
Língua de Sinais Brasileira. Síntese
2. Porto Alegre: Associação
Nacional de Pós-Graduação
e Pesquisa em Letras e Lingüística
– ANPOLL. Publicado em CD, 2002.
_________________
Aquisição da leitura e da escrita
por crianças surdas. Anais
do Congresso Surdez e Pós-Modernidade:
novos rumos para a educação
brasileira. Rio de janeiro: INES,
Divisão de Estudos e Pesquisas, 2002,
29-39.
________________
A expressão da coesão nas narrativas
de histórias por crianças surdas
através de Língua de Sinais
Brasileira. ABRALIN: Boletim da Associação
Brasileira de Lingüística/ Associação
Brasileira de Lingüística.
Volume 1. Fortaleza: Imprensa Universitária/UFC,
2003, 371-373.
________________
Discutindo o uso da sintaxe por estudantes
surdos. In A.P. Berberian; G.A. Massi; A.C.
Gruarinello (orgs.) Linguagem escrita
– referenciais para a clínica
fonoaudiológica. São
Paulo: Plexus Editora, 2003a, 111-124.
_________________;
KARNOPP, L. Leitura e surdez. Letras
de hoje. Porto Alegre, v. 39, nº
39, 2003, 165-177.
RUSSEL,
W.K.; QUIGLEY, S.P.; POWER, D.J. Linguistics
and deaf children. Washington, D.C.:
The Alexander Graham Bell Association for
the Deaf, 1976.
SALLES,
H.M.M.L.; FAULSTICH, E.; CARVALHO, O.L.; RAMOS,
A.A.L. Ensino de Língua Portuguesa
para surdos – Caminhos para a prática
pedagógica. Volume 2. Brasília:
MEC/SEESP, 2002.
SCHLESINGER,
H.S. The acquisition of bimodal language.
In I.M. Schlesinger; L. Namir (eds.) Sign
Language of the Deaf. New York: Academic
Press, 1978, 57-93.
SILVA,
I.R. Considerações sobre a construção
da narrativa pelo aluno surdo. In Silva, I.R.;
Kauchakje, S.; Gesueli, Z.M. (orgs) Cidadania,
surdez e linguagem – desafios e realidades.
São Paulo: Plexus Editora, 2003, 115-146.
SKLIAR,
C. Uma perspectiva sócio-histórica
sobre a psicologia e a educação
dos surdos. In C. Skliar (org.) Educação
& Exclusão – Abordagens sócio-antropológicas
em educação especial.
Porto Alegre, R.S.: Editora Mediação,
1997, 106-153.
SKLIAR,
C. Problematizando los conceptos y las didácticas
de la lengua escrita en la educación
para sordos. Anais do VI Congreso
Latinoamericano de educación bilíngüe-bicultural
para sordos. Publicado em CD. Santiago
de Chile, Julio de 2001.
SMITH,
F. Leitura significativa.
3ª edição. Porto Alegre:
ArtMed, 1999.
SOARES,
M. Letramento e surdez. In Anais do
I Seminário sobre linguagem, leitura
e escrita de surdos. Belo Horizonte,
MG: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação
de Surdos, 1998, 92-104.
SOARES,
M. Letramento: um tema em três
gêneros. 2ª edição.
Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SOLÉ,
I. Estratégias de leitura.
6ª edição. Porto Alegre:
ArtMed, 1998.
SOUZA,
R.M. Que palavra que te falta? Lingüística,
educação e surdez.
São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SVARTHOLM,
K. Second language learning in the Deaf. In:
AHLGREN, I. & HYLTENSTAM, K. (EDS.) Bilingualism
in deaf education. Hamburg: Signum-Verlag,
1994, 61-70.
_______________.
La educación bilíngüe de
los sordos: principios básicos. El
bilingüismo de los sordos, vol. 1, nº
3. Santa Fé de Bogotá,
Colômbia: Ministério de Educación
Nacional e Instituto Nacional para sordos,
1998, 29-36.
____________.
Como leerles a los sordos? In www.sitiodesordos.com.ar,
2003.
TOVAR,
L A. La Lengua escrita como Segunda lengua
para el niño sordo. In: El
Bilingüismo de los sordos, V. 1, nº
4. Santa Fé de Bogotá,
Colômbia: Ministério de Educación
Nacional e Instituto Nacional para sordos,
2000, 74-88.
TRENCHE,
M.C.B. A criança surda e a
linguagem no contexto escolar. Tese
de doutorado. São Paulo: Pontifícia
Universidade Católica de São
Paulo, 1995.
|