A
“Declaração de Salamanca”,
bem como a “Linha de Ação para
as Necessidades Educativas Especiais”, resultado
das discussões realizadas durante a “Conferência
Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais”,
foi assinada por representantes de 92 países
e 25 organizações internacionais.
Essa
Conferência realizou-se na cidade de Salamanca,
Espanha, entre os dias 7 e 10 de junho de 1994 e
teve como patrocinadores a UNESCO e o governo espanhol.
O
foco central da “Declaração
de Salamanca” é o compromisso com a
Educação para Todos, reconhecendo-se
a necessidade e urgência de ser o ensino ministrado,
no sistema comum de educação, a todas
as crianças, jovens e adultos com necessidades
educativas especiais. O texto reafirma o direito
de todas as pessoas à educação,
conforme a Declaração Universal de
Direitos Humanos, de 1948 e renova o empenho da
comunidade mundial, na Conferência Mundial
sobre Educação para Todos (Ver no
link “DECLARAÇÕES”, nesta
página, “Declaração de
Jomtien”), de 1990, de garantir esse direito
a todos, independentemente de diferenças
particulares.
Em
30 de julho de 2004, para avaliar o impacto dessas
medidas, a Secretaria de Educação
do Estado de São Paulo, sob coordenação
da CENP/CAPE, promoveu o evento “Dez Anos
da Declaração de Salamanca: Avanços
e Desafios da Educação”. Apresentamos
aqui as falas do Secretário de Educação,
da representante da UNESCO no Brasil e dos debatedores
convidados.
POR
UMA ESCOLA ACOLHEDORA E INCLUSIVA
Gabriel
Chalita
Secretário de Estado da Educação
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DEZ
ANOS DEPOIS DA DECLARAÇÃO DE
SALAMANCA
Rosita
Edler Carvalho
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DEZ
ANOS DA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA:
AVANÇOS
E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO
Katherine Grigsby
Representante
da UNESCO no Brasil
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EXPOSIÇÃO
DO PROFESSOR MEL AINSCOW
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SOBRE
A INCLUSÃO: DO MORALISMO ABSTRATOÀ
ÉTICA REAL
Eric Plaisance
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