CAPE REGIONAL


MISSÃO - OBJETIVOS - EQUIPE

Missão
Proporcionar às equipes escolares os suportes necessários à inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Objetivos
1. Garantir o suporte à inclusão educacional dos alunos com deficiência, altas habilidades ou superdotação e transtornos globais do desenvolvimento.
2. Avaliar multiprofissionalmente os alunos, público alvo da educação especial, e articular os encaminhamentos necessários ao atendimento de suas especificidades.
3. Promover a convivência harmoniosa dos alunos nas escolas, nas famílias e nos diferentes grupos sociais.
4. Orientar e subsidiar a comunidade escolar, as famílias e os grupos sociais para melhor atendimento aos alunos, público alvo da educação especial.
5. Mapear os recursos disponíveis na comunidade, orientar alunos e familiares quanto aos encaminhamentos necessários.
6. Estabelecer relação de parceria com as instituições de saúde, sociais, educacionais e empregatícias, para atendimentos e encaminhamentos dos alunos.
7. Elaborar materiais adaptados para os alunos com deficiência visual.
8. Especificar mobiliários e equipamentos.

Importante: o CAPE Regional não fará atendimento clínico e terapêutico, restringindo-se à oferta de suporte educacional. Em situações específicas essa equipe deverá promover parcerias no município, incluindo a Secretaria da Saúde, para realização dos atendimentos terapêuticos necessários para além do espaço escolar.

A Equipe
Composta por psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo e auxiliar administrativo, essa equipe multidisciplinar deve oferecer o suporte técnico para auxiliar na avaliação, na adoção de medidas educativas e nos encaminhamentos necessários ao pleno atendimento desses alunos com vistas à sua inclusão escolar e social.